Este artigo é sobre Tecnologia

Blockchain na Cadeia de Suprimentos

Oswaldo Bernice Junior

Analista, desenvolvedor fullstack: Dor Net, Java Angular e ReactJS

Publicado em
21 de Maio de 2021

Este artigo procura explorar vários benefícios e casos de uso para o blockchain na Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Blockchain, a tecnologia de Registro de Transações por trás do Bitcoin e outras moedas virtuais, é uma potencial Virada de Mesa no mundo financeiro, mas outra área onde ela é uma grande promessa é na Gestão da Cadeia de Suprimentos. Este artigo procura explorar vários benefícios e casos de uso para o blockchain nessa área e inicia uma discussão sobre os desafios para mover os processos da Cadeia de Suprimentos para Blockchain (Cadeia de Blocos).

-- Oswaldo Bernice jr. Analista da Qintess Solutions Ltda.

Introduçao

A Gestão da Cadeia de Suprimentos exerce um importante papel no crescimento dos negócios de qualquer indústria. Nos dias de hoje não são as empresas que competem e sim suas cadeias de suprimentos. Essa é a razão pela qual as empresas agora estão mudando o foco em transformar a Gestão da Cadeia de Suprimentos com os avanços tecnológicos. As novas tecnologias prometem grandes oportunidades com esse avanço. O uso de blockchain na cadeia de suprimentos tem o potencial de alavancar transparência e rastreabilidade assim como reduzir custos administrativos com conexões em rede muito mais seguras

 

O que é Blockchain

Blockchain é um tipo de database para registra transações digitais. O nome vem de sua estrutura, na qual registros individuais, chamados blocos, são interligados numa lista única, chamada cadeia (chain). Ele difere de um banco de dados típico na maneira que armazena os dados. Blockchain armazena os dados em blocos que todos encadeados. Quando um novo dado chega, ele é inserido em um novo bloco. Quando o bloco é todo preenchido ele encadeado ao bloco anterior, de forma a criar uma ordem cronológica estruturada. Essa cadeia de blocos decentralizada é imutável, o que significa que o dado é imputado de forma irreversível. No contexto das transações financeiras Bitcoin, significa que as transações são permanentemente armazenadas e disponíveis para qualquer que tenha uma identificação nesse contexto. A vantagem exclusiva do Blockchain é sua capacidade de resistir a modificações e assegurar transparência transacional fim-a-fim. O termo contábil Livro Razão (ledger) é uma estrutura “append-only”, onde o dado somente é adicionado e não pode ser modificado ou apagado, Usando Blockchain em Cadeia de Suprimentos permita aos usuários rastrear os produtos ao longo de seu ciclo de vida completo, da origem ao consumo final ou descarte.

VALOR DO BLOCKCHAIN NO SUPPLY CHAIN

Cadeia de suprimentos representam todos os pontos envolvidos na criação e distribuição de bens, da matéria prima ao produto acabado, o qual está na posse do consumidor final. No ritmo dos dias de hoje, num ambiente altamente competitivo, as circunstâncias estão criando uma demanda por um modelo mais efetivo de entrega de serviços aos consumidores. É cada vez maior número de parceiros e fornecedores que colaboram para produzir e entregar um produto na cadeia de suprimentos da indústria em geral. A cadeia de suprimento de hoje é altamente fragmentada com silos de informação que tornam praticamente impossível o compartilhamento de informação entre parceiros e distribuidores em Tempo Real sem a perda da qualidade da informação. Além do mais, a falta de transparência na Cadeia de Suprimentos torna extremamente difícil investigar e responsabilizar pessoas por atividades ilegais que tenham ocorrido ao longo do processo, o que explica os inúmeros casos de fraudes, trabalho escravo e vários escândalos que nessa cadeia que ferem as reputações e custam milhões para as companhias envolvidas.

O Negócios necessitam plataformas de tecnologias que lhes empoderem a visualizar seu produto em cada estágio do se ciclo de vida, em tempo real, da matéria prima ao consumidor final.

Um blockchain seria um Livro Razão Digital distribuído e descentralizado gravando as diversas transações entre as diversas partes numa verificável, inviolável e transparente maneira.

O Livro Razão pode, também ser programado para disparar transações automaticamente. Para as redes de moedas virtuais (Bitcoin, Etherium, etc) que são designadas para substituir os objetos fiduciários, a principal função do blockchain é permitir uma ilimitada quantidade de partes privadas transacionarem de forma anônima e segura sem a intermediação de uma central. Para as Cadeias de Suprimentos, isto permite a um determinado número de partes proteger seus negócios contra atores maliciosos enquanto suportando uma boa performance. O uso de blockchain pode ajudar a registrar os valores, datas, localização, qualidade, certificação, e outras informações relevantes para efetivamente gerir a Cadeia de Suprimentos.

 

APLICAÇOES TRADICIONAIS VERSUS BLOCKCHAINED

O Livro Razão Tradicional e os ERP (Enterprise Resource Planing) que usamos agora não permitem que parceiros vejam fielmente todo o fluxo de informações relevantes, inventários e o dinheiro envolvidos nas transações da Cadeia de Suprimentos. Por exemplo uma simples transação envolvendo um revendedor dos produtos de um fornecedor e um banco que provê o capital de giro desse fornecedor participam de um pedido. A transação envolve fluxo de informações fluxo de inventário e fluxo de capital. Note que esse dado fluxo não contabiliza no Livro Razão os dados de todos os três participantes envolvidos. E pelo ERP por melhor que seja, a Auditoria Manual e Inspeções não tem condições de fielmente conectar o fluxo de informações dos três, o que torna quase impossível a eliminação de erros de execução, Tomar Decisões e resolver conflitos desse fluxo de vendas.

Com a aplicação de blockchain para suportar esse cenário acima na medida que os passos são executados e os blocos são registrados em cada passo, a mesma informação fica disponível a todos os participantes em Tempo Real:

è A revenda coloca o pedido no fabricante. O banco financia o fabricante.

è O fabricante fatura e envia o produto à revenda.

è A revenda paga ao fabricante.

è O fabricante paga ao banco.

è O banco liquida o empréstimo

è A revenda retorna o produto danificado e não vendido ao fabricante, notifica e o fatura.

è O fabricante reembolsa a fatura da revenda.

 

BANEFÍCIOS DAS APLICAÇÕES BASEADAS EM BLOCKCHAIN

Rastreabilidade Melhorada

A eficiência operacional recebe um grande incremento pelo mapeamento e visualização da Cadeia de Suprimentos Corporativa, a sociedade e os consumidores também, têm colocado pressão sobre os fabricantes para prover mais informação sobre procedência, autenticidade e ciclo de vida de produtos antes de chagarem ao consumidor final.

O blockchain ajuda as organizações a entender sua cadeia de suprimentos e responder aos consumidores com dados reais, confiáveis e imutáveis. Algumas vezes os produtos finais necessitam um “recall” devido a problemas de produção ou de matéria prima que podem prejudicar ou ferir o consumidor e que foi detectado somente após o envio. Como já noticiado, o gasto para fazer um “recall” é muitíssimo menor que o prejuízo com indenizações e desgaste de imagens além dos males que podem ser causados a milhões de consumidores. A tecnologia blockchain viabiliza a rastreabilidade dos produtos por reduzindo as falsificações e por permitir conduzir um recall dos produtos distribuídos.

O Global Brand Counterfeiting Report, 2018 (https://www.businesswire.com/news/home/20180515005775/en/Global-Brand-Counterfeiting-Report-2018-2020--- ResearchAndMarkets.com ) estima-se que os prejuízos globais sofridos com as falsificações acumularam 323 Bilhões de dólares no ano de 2017, Falsificações de produtos ao consumidor final totalizaram 188 Bilhões de dólares em perdas de receita somente na área farmacêutica. O Blockchain empregado aqui permitiria que o indivíduo pudesse verificar precisamente e eticamente como é preparado seu produto.

Falsificações e fraudes também são comuns em certificações, diplomas e identificações oficiais. Aqui o uso de blockchain teria um papel decisivo na verificação e combate transparente destes documentos por sua guarda permanente e imutável de registros.

TRANSAPARÊNCIA

Gerenciar todas as ramificações da cadeia de valores para criar e distribuir bens é extraordinariamente complexo. Dependendo do produto a cadeia pode se espalhar por centenas de estágios e múltiplas localizações geográficas entre países, a multiplicidade de faturas e pagamentos tem vários indivíduos e entidades e estende-se ao longo de meses. Devido à complexidade e falta de transparência dessa forma atual, existe um grande interesse em como o blockchain pode transformar a cadeia de suprimento e a indústria da logística. A transparecia produz confiança por capturar os pontos chaves, como certificações e autenticações, e então prover o acesso público a esses dados. Uma vez registrada a informação desta maneira em blockchain, sua autenticidade pode ser verificada e atestada por organizações competentes e executadas em Tempo Real. A maioria da indústria vale-se destes atestados para empregar produtos de outros fabricantes ou até seus produtos com rótulo em branco (sem rótulo), reembalando ou compondo o seu próprio produto final antes de rotular e entregar os seus consumidores. O emprego de blockchain facilita manter um olho de águia sobre sua cadeia de suprimentos como feito na plataforma chamada TradeLens (https://www.tradelens.com ) da maior transportadora marítima de containers do mundo, a gigante dinamarquesa, Maersk. Ela manuseia, e rotula de forma apropriada as cargas de seus clientes e usando o blockchain, dá-lhes toda a informações de rastreio sobre suas cargas em tempo real.

Melhoria na produção de drogas controladas

Conformidade regulatória e registro de circulação é uma grande preocupação da indústria farmacêutica dada a quantidade de pacientes dependentes de drogas controladas. A cadeia de produção deve permanecer eficiente e evitar o desabastecimento ou sobre produção dos medicamentos. A automatização do processo de controle dessas drogas reduz os conflitos e custos de acompanhamento e elimina os erros relacionados ao reporte manual. A Conformidade do blockcahin fomenta a governança corporativa por prover a informação em tempo real e incrivelmente distribuída para os responsáveis envolvidos. E por último, blockchain melhora o controle e conformidade regulatória de equipamentos médicos, receituários, drogas, manufaturas e outros bens de consumo da área médica.

 

No Brasil SPED e o Bloco K

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED - http://sped.rfb.gov.br ) que compõem um complexo de relatórios e demonstrativo das atividades das empresas brasileiras à receita propõe em uma de suas iniciativas o acompanhamento das movimentações de estoque da empresas – o Bloco K . Porém, encontra uma grande barreira de adoção impostas pelas empresas, em especial as indústrias, por temerem o vazamento de seus valiosos segredos industriais, ou seja, tornando-se público os dados de consumo de certos compostos e ingredientes possam-se inferir as fórmulas de seus produtos.

Neste caso, o emprego do blockchain permitiria o registro de dados de forma tokenizada sem que seja necessário revelar a identidade de um fornecedor ou consumidor específico, além do próprio acesso as informações ser feita de maneira restrita aos participantes de dado ciclo da cadeia de suprimentos por usarem um HASH compartilhado e assim garantir a autenticidade e confiabilidade do dado disseminado em tempo real.

 

NFe e Blockchain

Outro aspecto organizacional que poderia se valer do emprego do blockchain é o da criação, armazenamento e consulta das notas de venda e circulação de mercadorias na qual se baseiam as Notas fiscais eletrônicas, NFe, que vinculada à cadeia de suprimentos da empresas viria se tornar uma grande aliada ao controle e conformidade da cadeia de distribuição contando ainda com investimentos do governo, um dos principais interessados, além de endereçar direta ou indiretamente as necessidades de ESG do ambiente corporativo.

Uma das mais recentes inciativas favorecendo a adoção do blockchain é uma emenda à Medida Provisória nº 983 de 2020 de autoria da Senadora Katia Abreu permitindo o uso de blockchain para a assinatura das NFe no lugar do uso de certificados digitais diminuindo o custo de aquisição e manutenção gasto com os mesmos.

 

CONCLUSÃO

Como discutido aqui, existe um enorme espaço para desenvolver a cadeia de suprimentos em termos de rastreabilidade fim-a-fim, aceleração da entrega de produtos, coordenação e financiamentos.

Blockchain pode ser uma poderosa ferramenta para endereçar as deficiências dessa cadeia. Uma estratégia de Cadeia de Suprimentos visando coletar o benefícios da transparência, confiabilidade e acompanhamento dos dados fim-a-fim requer a inclusão da capacidade tecnológica do Blockchain bem como engajamento do mercado em conduzir experimentos pilotos com diferentes tecnologias e desenvolver novas regras para construir um ecossistema de recursos correlatos, porem o investimento trará um enorme benefício como resultado.

 

Créditos:

Puneet Kakkar* Department of Oracle ERP Architect, Scientific Games Corporation, Las Vegas, Nevada, USA

Este artigo é sobre Tecnologia

Fale conosco

Entre em contato conosco e saiba como podemos apoiar a sua empresa no caminho rumo à transformação digital

manage cookies