Este artigo é sobre Tecnologia
Muita coisa no mundo dos negócios mudou radicalmente de 2020 para cá. Hoje é necessário ter uma visão ampla sobre seu cliente e competidor. Confira:
Foi em 1980, na casa da minha avó Helena, quando tive o meu primeiro contato com a tecnologia – ganhei de presente do meu tio Edilson um Atari Americano. Naquele dia minha vida mudou totalmente e eu passei a ter uma curiosidade imensurável por entender como aquela “mágica” acontecia.
Com esse breve contexto histórico da minha vida pessoal gostaria de falar um pouquinho de um conceito que o mundo fala há algum tempo, mas que a maioria não está dando a atenção que deveria: o “Analytic Competitor”.
De 2020 para cá, tudo a nossa volta mudou radicalmente. Enquanto algumas empresas crescem exponencialmente, outras empresas estão falindo, e nessa mudança de eixos pelo qual passamos, o fundamental para as organizações passa a ser não apenas reduzir custos, melhorar processos, criar produtos e serviços mas, principalmente, entender o seu cliente e o seu competidor.
Quando falamos em competidor inclua-se 4 itens fundamentais nessa ciência:
1 – Performance da ‘Marca’ no mercado
2 – Acompanhamento detalhado das vendas
3 – Entendimento da estratégia de mercado
4 – Melhoria das margens de vendas
Voltando ao assunto dos games, e fazendo um paralelo com o conceito Analytics Competitor, podemos dizer que aquelas empresas que não se adequarem, poderão acabar de maneira similar ao que houve com a Atari em 1983, que quase culminou na quebra da indústria dos games à época. Nesse momento, mais do que nunca, vemos uma tendência crescente de busca por soluções que ajudem os nossos clientes a conhecer melhor o posicionamento dos concorrentes no mercado, o comportamento de seus clientes e, muitas vezes, até seus próprios negócios.
O mercado está repleto de novas oportunidades para líderes de negócios que estão prontos para adotar a análise para impulsionar a mudança. Não é nenhuma surpresa que a Qintess, cada vez mais, está expandindo seus investimentos analíticos para explorar novas oportunidades e resolver esse problema comum.
Considerando o cenário de negócios competitivo de hoje, obter uma visão holística do cenário competitivo nunca foi tão crucial para as empresas. Analisar as estratégias da concorrência pode ajudar as empresas a entender melhor seus concorrentes, seu portfólio de produtos e estratégias de marketing, o que pode revelar novas oportunidades de crescimento. Embora não seja prática comum de todos os negócios, analisar as estratégias dos concorrentes pode ajudar a atingir os objetivos definidos, conectando-se com os clientes e entendendo suas necessidades.
Como proposta de valor para análise de concorrente temos de montar Design Thinking pensando nessas etapas:
- Identificação proativa de novas áreas de oportunidade;
- Soluções de rastreamento de preços do concorrente com tecnologia de IA para monitorar e rastrear as estratégias de preços dos concorrentes;
- Soluções avançadas de escuta social para monitorar e rastrear menções à marca e interações com o cliente.
Então, se a Atari em 1983 não tivesse visto o caminho que ela mesmo estava criando rumo a um precipício sem fundo, que por muito pouco quase acabou com uma indústria promissora, e tivesse a Qintess como o parceiro de “Analytic Competitor”, teríamos informado que o mercado estava exigindo qualidade e não quantidade, que o mercado queria identificação afetiva com o personagem, histórias mais complexas e gráficos atualizados tal como uma pequena concorrente do Japão, Nintendo e Mario, estavam fazendo, ela estaria viva e líder do mercado de games, que hoje fatura mais ou menos 159 Bilhões mais que o cinema e a música juntos.
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