Este artigo é sobre Gestão
Muitas vezes olhamo-nos e não conseguimos entender qual nosso propósito na vida pessoal ou profissional. Confira algumas dicas aqui
Certa vez, ouvi em uma palestra a seguinte frase: “Só é bem-sucedido aquele que descobriu o seu propósito. Afinal, teria uma causa para lutar todos os dias, algo além do ‘pão nosso de cada dia”. Aquela frase me fez refletir. Por um tempo me questionei sobre qual era o meu propósito. Afinal, o que me motiva a sair da companhia da minha família e seguir para um ‘mundo cão’ diariamente? A conclusão que cheguei me surpreendeu. Depois de muito pensar, compreendi que meu propósito não é dar para minha família o melhor que posso, nem tão pouco ter aquela casa de alto padrão ou o carro do ano, importado e cheio de opcionais. Isso é consequência do meu trabalho. Consegui entender que ter um propósito profissional ou pessoal é buscar outros objetivos, muito além da materialidade, do que é tangível. É algo que vem ‘de dentro’, que faz ter esperança e que te move para além dos limites. Cheguei, enfim, à resposta que parecia tão complexa, mas que carrega uma simplicidade imensa: o meu propósito é tornar o mundo melhor.
E agora? Como tornar o mundo melhor?
Ter a pretensão de um mundo melhor parece um anseio utópico, não? Afinal, como fazer a minha parte? Elegendo um novo presidente? Encontrando a cura para uma doença rara? Sonhar alto é uma ousadia que não cabe, por agora, para quem deseja alcançar resultados práticos e imediatos. Porém, há uma saída possível, simples, para contribuir no dia a dia de muitas pessoas. Vale sonhar de forma simples - e eficaz - para notar o quanto posso contribuir para o meu propósito pessoal ou profissional no mundo. Com esse objetivo em mente, consegui visualizar que tudo seria melhor se as pessoas soubessem se comunicar de forma clara, atenciosa e compreensiva. Ou seja, se as pessoas se ajudassem, tivessem senso de convívio em grupos, entendendo que toda vida deve ser respeitada, buscando empatia para entender as dores do outro, deixaríamos um pouco a visão unilateral de que apenas nossos problemas importam.
Melhorias na prática: como aplicar conceitos
Seguindo meu propósito de ter um mundo melhor através da comunicação, pensei em ações para colocar o plano em prática. Me tornar um YouTuber? Escrever um livro? Não havia tempo hábil. Decidi, então, agir da forma que eu espero que o mundo aja comigo: mantendo a ética sempre, tendo imparcialidade, visão crítica e respeito ao ser humano, utilizando de uma comunicação transparente e clara. Ouvir o próximo também faz parte deste objetivo. O cenário ideal é de que todos possam expor seu ponto de vista, ouvindo o próximo, para buscar uma construção coletiva produtiva.Também faz parte do meu propósito disseminar ideias como a importância de criar times autogerenciáveis, cada um trabalhando em prol de todos, com responsabilidade e senso de priorização.
Meu papel na mudança do mundo começa por aí: sendo exemplo de que as ações podem e devem ser observadas de uma maneira mais leve, não julgando antes de ouvir. Ou seja, é preciso entender o outro lado da história e se adaptar a opiniões diferentes. Assim como respeitar o fato de que não somos únicos e isolados, que nossos atos afetam outros círculos de contato. Finalizando este artigo - e deixando a provocação para que você também pense sobre o que pode fazer para melhorar os ambientes que você vive, convive e interage -, compreendi, enfim, que minha missão na transformação do mundo é mostrar que a comunicação é o argumento mais poderoso que existe. O ato de se comunicar, aliado aos fatores empatia, responsabilidade, respeito ao próximo e força de vontade, faz você chegar aonde quiser, assim como ser respeitado por todos que participaram da sua jornada.
E então, já descobriu qual é o seu propósito?
Este artigo é sobre Gestão
Compartilhar:
O ambiente corporativo pode ter diversas distrações e interrupções no meio das t...
Por que as empresas necessitam otimizar e acelerar o seu negócio e como podemos...
Confira alguns desafios da área publica em construções e meios digitais! Confira...
Muitas vezes olhamo-nos e não conseguimos entender qual nosso propósito na vida...