Este artigo é sobre Tecnologia
Saiba por que é tão importante a sua empresa divulgar as atividades realizadas de ESG e, assim, se diferenciar no mercado
O conceito ESG vem sendo aplicado ao universo dos negócios já há alguns anos. Mas, só agora, com a pandemia causada pela COVID-19, é que esse assunto começou a ser discutido com força pelas empresas mundo afora.
Atualmente, qualquer negócio que esteja buscando competitividade e destaque no mercado precisa estar atento a esse conceito que cada vez mais norteia as organizações.
E não é para menos: de acordo com um estudo da Bloomberg, empresas alinhadas a práticas de ESG devem atrair 53 trilhões de dólares em investimentos até o ano de 2025.
Mas, afinal, o que é ESG e por que esse conceito se tornou tão importante para as empresas? E mais: por que é tão importante que elas compartilhem as ações que desenvolvem acerca desse tema?
Fique com a gente e descubra neste artigo!
ESG (“environmental, social and governance” - ambiental, social e governança, em português) é um conjunto de práticas que guiam a implementação de ações de cunho ambiental, social e de governança nas empresas, com o objetivo de gerar impactos positivos para a sociedade.
Assim, as empresas que se comprometem com as diretrizes ESG adotam um posicionamento mais sustentável, com o intuito, também, de gerar melhores resultados para a organização a longo prazo.
Dessa forma, podemos pensar a sigla ESG como um caminho para as empresas minimizarem seus impactos no meio ambiente, construírem uma sociedade mais igualitária em todos os aspectos e manterem as melhores práticas dentro da sua própria organização.
Já pelo viés econômico, o ESG é visto como um norteador dessas boas práticas, uma vez que os olhares do mundo globalizado - e dos investidores - estão voltados a todas essas questões sócio-ambientais.
A transformação digital e sustentável pode ser traduzida através de soluções inovadoras e tecnológicas que resultem em um impacto social positivo. Assim, tais tecnologias precisam unir objetivos econômicos com metas socioambientais.
Os resultados dessa união a longo prazo podem ser vistos no aumento da reputação da empresa, uma vez que a sigla ESG (“environmental, social and governance”) está na mira da maioria dos consumidores e investidores.
E os benefícios não param por aí. Além da evidência e do destaque positivo que a marca ganha no mercado, a redução de custos também é uma consequência das empresas que apostam em tecnologias sustentáveis.
Ao pensar em grandes empresas, vemos os esforços contínuos das marcas para seguirem práticas ESG, justamente para atrair investidores e melhorar a sua percepção de mercado.
Esse movimento, por sua vez, instiga as médias e pequenas empresas que também querem ser vistas como empresas sustentáveis para competir neste cenário de empreendedorismo global.
De forma geral, a implementação de tecnologias sustentáveis é o caminho pelo qual as empresas estão conquistando espaço e obtendo destaque frente a esse novo contexto de transformação digital.
Agora que você já sabe o que é ESG e conhece a sua importância para as empresas, saiba por que seu negócio deve compartilhar as ações que realiza nesse sentido.
Separamos, abaixo, 3 motivos:
Como já abordamos no início do artigo, o ESG é uma tendência global que veio para ficar. Dessa forma, os investidores estão atentos e criteriosos com relação às práticas das empresas nesse sentido.
Sabe aquele ditado de “quem não é visto, não é lembrado”? Além de se tornar um negócio mais sustentável através da realização das ações propriamente ditas, compartilhá-las em seus canais de comunicação é uma forma de atrair investidores para sua empresa.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Union+Webster, 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis. Além disso, a pesquisa também mostra que 70% deles dizem não se importar em pagar um pouco mais por esta característica.
Diante desse cenário, mostrar que a sua empresa realiza ações alinhadas aos preceitos do ESG é fundamental para atrair novos clientes que valorizam esse atributo.
O ESG tem se tornado um fator fundamental quando falamos em competitividade de mercado. Uma pesquisa realizada pela Fundação Tide Setubal e pelo Instituto Silvis mostra que 74,2% dos empresários acreditam que práticas ESG são um tema de alta importância para as empresas
Dessa forma, é possível ver que grande parte das empresas já percebeu a necessidade de desenvolver ações de ESG. Entretanto, grande parte não sabe por onde começar. Assim, os negócios que abraçarem esse mindset estarão à frente no mercado.
Mais do que uma empresa de tecnologia, inovação e soluções digitais, a Qintess é uma empresa de pessoas para pessoas e tem nelas o foco de seus trabalhos.
Nosso grande motor propulsor é a sustentabilidade, e por isso temos uma estratégia sólida que permeia todas as áreas de negócio e as tomadas de decisão.
Atuamos buscando uma sociedade mais justa e igualitária pela vivência dos nossos valores, pela inclusão profissional e social, pela proteção do meio ambiente e pelo desenvolvimento de soluções aos principais desafios da atualidade.
Conheça os nossos pilares do ESG e todos os projetos que os movem!
Este artigo é sobre Tecnologia
Compartilhar:
Entenda como as empresas do ramo financeiro devem garantir a segurança dos usuár...
Você provavelmente já ouviu o termo “scale-up”, mas você sabe o que significa?...
Saiba por que é tão importante a sua empresa divulgar as atividades realizadas d...
Com a transformação digital e, consequentemente, a aceleração desse processo atr...