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Scale-up: O Modelo de Negócio do Futuro

Qintess

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Publicado em
16 de Janeiro de 2023

Você provavelmente já ouviu o termo “scale-up”, mas você sabe o que significa? Entenda como é possível fazer com que sua empresa atinja esse tão cobiçado status, de onde o termo veio e quais são as diferenças entre startups e scale-ups.

“Scale-up” é um dos termos mais utilizados atualmente por empresas de diferentes áreas e por um bom motivo, afinal, se tornar uma scale-up é o objetivo de muitas e um feito que poucas conseguem.

Mas afinal, o que é uma scale-up?

Scale-up: Definindo o Termo

A definição do termo scale-up é uma empresa que consegue crescer e manter esse crescimento por diversos períodos.

O termo foi cunhado em um documento chamado “The Scale-up Report” com mais de 130 páginas detalhando o crescimento econômico no Reino Unido.

Esse relatório definiu scale-up como toda companhia que possui 20% de média de crescimento, seja em lucro ou empregos, por três anos. Importante destacar que segundo o modelo criado no documento a empresa precisa ter no mínimo 10 funcionários desde o começo do período.

Existe um debate se para uma empresa ser de fato considerada uma scale-up ela precisaria ter mais de 10 anos de mercado, porém é muito comum que empresas com 5 anos ou menos possuam todos os atributos necessários para terem essa denominação.

Afinal, o crescimento empresarial já não é mais o mesmo de 8 anos atrás quando o termo foi criado e em grande parte isso se deve às startups. Inclusive, é comum existir uma confusão entre os termos “scale-up” e “startup” por soarem parecidos.

Scale-up e Start up: Qual a diferença?

Apesar de soarem parecidos os termos fazem referências à conceitos diferentes e não são excludentes, porque uma startup pode ser uma scale-up.

Se a startup é uma empresa no começo de sua jornada, com poucos funcionários e procurando gerar um crescimento constante até obter lucro, faz sentido que eventualmente ela possa se tornar uma scale-up.

Startups podem conquistar seu espaço muito rapidamente, mas para serem consideradas scale-ups elas precisam manter seu crescimento dentro dos padrões determinados, mais que 20% ao ano, por três anos, o que é muito mais complexo.

Portanto, nem toda startup será uma scale-up, porque nem toda empresa de crescimento rápido alcançará e manterá esse patamar. Porém, as startups de grande sucesso podem sim serem consideradas scale-ups.

“The Scale-up Report”: Como tudo começou

O relatório “The Scale-up Report” foi originalmente comissionado pelo Conselho de Informação Econômica, uma união ente indústria e governo no Reino Unido.

O propósito desse documento era determinar como investimentos governamentais poderiam auxiliar a indústria e garantir o crescimento econômico.

Para isso eles convidaram Sherry Coutu, uma das principais investidoras do mundo. Para contextualizar só algumas conquistas dela:

Investidora anjo em mais de 50 companhias e 5 empresas de capital de risco.

Votada a melhor CEO mentora/conselheira na Europa em 2010 pela TechCrunch.

Em 2011 foi eleita “top 25 pessoas mais influentes no mundo conectado” e Top 10 investidoras mulheres mais influentes pela revista Wired.

Uma de suas empresas foi a primeira a realizar transações de serviços financeiros em e-commerce...em 1995!

No relatório a investidora afirma:

“Conseguir que o nosso ecossistema produza um número cada vez maior de scale-ups é mais ambicioso e difícil do que produzir um grande número de startups ou celebrar empreendedores. Provas em abundância ao redor do mundo mostram que iniciativas colaborativas podem “supercarregar” uma economia e aumentar a habilidade das companhias de escalonarem e de fazerem contribuições superiores para economia.”

Esse é um importante fator que geralmente é ignorado por empresas procurando escalonarem seu negócio: o próprio relatório que deu origem ao termo “scale-up” menciona a importância de investimentos externos, governamentais ou não, para o crescimento de uma empresa.

Portanto, seguindo a lógica do relatório original para uma empresa se tornar uma scale-up não depende apenas dela e do seu sucesso dentro do mercado, mas também de um aporte financeiro significativo para ajudar no processo de crescimento.

Scale-ups: Principais Desafios

Já definimos anteriormente como o termo surgiu e os investimentos necessários para uma empresa chegar nesse patamar, mas quais são os principais desafios para escalonar o crescimento empresarial e como é possível chegar lá?

O “The Scale-up Report” afirma que:

“Os seguintes fatores, em ordem de importância são as razões chaves pelas quais companhias são incapazes de escalonem no Reino Unido. Companhias tem problemas em:

Encontrar e contratar empregados que possuem as habilidades necessárias

Construir lideranças capazes

Acessar clientes em outros mercados/no mercado interno

Acessar a combinação certa de finanças

Navegar a infraestrutura”

Apesar do relatório ser sobre o Reino Unido podemos transpor esses mesmos desafios para o Brasil ou qualquer outro país. Por isso, escalonar um negócio envolve investimentos externos, mas passa por todos esses desafios de planejamento, contratação e relacionamentos profissionais.

Na conclusão do seu estudo a autora sugere diversas sugestões a curto, médio e longo prazo para que países possam superar esses desafios e aumentar a quantidade de empresas scale-up:

Ações dos Stakeholders


Política Pública: [promover e convocar]

Liderar

Líderes de cidades devem se encontrar com líderes de scale-ups e levá-los em consideração (3 horas/mês)

Monitorar (ERC / NESTA) *

Em um nível macro, liberar dados de maneira mais frequente para que o Reino Unido seja o melhor lugar no planeta para scale-ups florescerem.

Encorajar experimentos e ajudar aqueles que tiverem sucesso a expandirem para outras cidades

Cultura: [promover]

Convidar modelos de conduta internacionais para o nosso ecossistema e dividirem as experiencias deles e serem exemplos

Celebrar o crescimento de empreendedores no seu (país/cidade/universidade/escola) na mídia

Convidar líderes de scale-up para dividir suas experiências com estudantes, mídia e outros empreendedores

Celebrar a conquista de novos consumidores e treinar outros para isso (não fazer avaliações)

Capital Humano: [longo prazo]

Universidades devem incluir empreendedorismo nos seus currículos e empreendedores no seu corpo de diretores

Escolas de Negócios devem escrever cases dos problemas enfrentados por empreendedores

Universidades devem oferecer cursos locais para líderes de scale-up

Universidades e escolas devem apresentar líderes de scale-up locais como modelos de conduta nas suas salas de aulas e as companhias deles nas feiras de carreira e ofertas de experiências de trabalho

Treinar coordenadores de ecossistemas no que funciona/o que não funciona (recomendo Babson College) **

Apoio

Identificar mentores/diretores com experiência em scale-ups e tentar achar maneiras efetivas de capturar/disseminar o conhecimento deles

Infraestrutura/ espaços de co-working

Mercado:

[Alavanca de curto prazo] Relação entre pares/networking entre líderes scale-up

Networking entre grandes companhias e scale-ups e empreendedores ‘de primeira viagem’

Finanças: [Alavanca de curto prazo]

Cultivar relacionamento entre empreendedores e provedores de finanças

Finanças seguem o talento

Nenhum novo incentivo fiscal é preciso”

*Nota do tradutor: Órgãos e agências do Reino Unido

** Nota do tradutor: Universidade americana em Massachussets

A própria autora destaca que o impacto de algumas recomendações só será sentido daqui há anos, mostrando que ainda é desafiador para uma empresa chegar ao patamar de scale-up e só aquelas com os melhores planos, talento e apoio tecnológico poderão fazer isso em breve.

Qintess: A parceira das scale-ups

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Com as nossas soluções de transformação digital sua empresa terá a base que precisa para escalonar o crescimento, podendo atender mais clientes, acompanhar as mudanças de mercado mais rápido e tomar decisões com a profundidade que só a inteligência de dados oferece.

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